7 curiosidades que talvez você não saiba sobre Blumenau

Toda cidade tem suas lendas, suas peculiaridades e suas histórias. Blumenau não poderia ser diferente! Você mora em Blumenau desde que nasceu? Provavelmente você sabe muito sobre a cidade. Mas se você acabou de chegar ou visita a cidade só de vez em quando, talvez você não saiba alguns detalhes.

Curiosidades Sobre Blumenau - Avenida Presidente Castelo Branco

Foto: Fábio Jr. Severo

Separamos uma lista de 7 curiosidades sobre Blumenau pra você. Não esqueça de compartilhar com a gente quantas você já sabia e outros detalhes sobre Blumenau que podem ser incluídos na lista! Boa leitura! :)

A Cidade dos Túneis Misteriosos

Túneis em Blumenau - Lenda ou Realidade?

Imagem Ilustrativa. Fonte: V7N

A Lenda dos Túneis de Blumenau – caminhos subterrâneos que ligam diversos pontos por baixo da cidade – não é novidade (basta pesquisar por “túneis em blumenau no Google” pra ver). Mas a real existência deles, sim.

Em janeiro de 2015, um túnel foi encontrado durante a realização de obras na rede de esgoto, na rua Presidente John Kennedy, próximo ao Teatro Carlos Gomes e a Caixa Econômica Federal. Várias notícias recentes foram publicadas sobre o assunto e a criatividade dos blumenauenses não é tímida quando se trata de tentar adivinhar o propósito deste túneis e dos demais que, supostamente, ainda não foram encontrados.

No dia 09/01 a Prefeitura de Blumenau publicou em sua página oficial algumas probabilidades para interagir com os seus fãs no Facebook:

  • seria uma ligação secreta para pessoas se encontrarem no silêncio da noite?
  • seria uma rota de fuga para nazistas em Blumenau?
  • seria apenas um caminho para cursos de água desembocarem no rio?

Enquanto as dúvidas permanecem, o atual prefeito, Napoleão Bernardes, solicitou uma investigação histórica de uma equipe de técnicos, engenheiros e historiadores. E você, tem a sua teoria sobre os Túneis de Blumenau?!

A Ponte de Ferro já ligou Blumenau a Itajaí

Ponte Aldo Pereira de Andrade - Ponte de Ferro Blumenau - Rafael Cremer (2009)

Foto: Rafael Cremer (2009)

Você sabia que a Ponte Aldo Pereira de Andrade, mais conhecida como Ponte de Ferro, já ligou Blumenau a Itajaí? Ela foi inaugurada em 1931 e construída com material importado da Alemanha. Até meados dos anos 70 servia de passagem do trem que ligava as duas cidades e transportava alimentos e produtos industrializados. Hoje a Ponte de Ferro liga o centro de Blumenau ao bairro Ponta Aguda.

Informações: Prefeitura de Blumenau

Uma das primeiras ruas calçadas em Santa Catarina é de Blumenau

rua-xv-de-novembro-blumenau

A rua XV de Novembro foi uma das primeiras ruas do Estado de Santa Catarina a ser calçada, em 1929. Inicialmente, a famosa “rua XV” era conhecida como Wurststrasse, que significa Rua da Linguiça. O apelido foi dado à rua por causa do seu trajeto estreito e cheio de curvas.

Fonte: Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau

Um dos únicos cemitérios de gatos do mundo

cemiterio-gatos-blumenau

Edith Gaertner, sobrinha-neta de Dr. Hermann Blumenau, fundador da cidade, tinha paixão pelos seus felinos. Quando morriam, Edith enterrava os gatos no local e eles tinham até funeral. Foram cerca de 50 sepulturas, mas foram preservadas apenas 9. Hoje o local é conhecido como Cemitério dos Gatos e pode ser visitado no Parque Edith Gaertner, na Alameda Duque de Caxias, 78, bem no centro de Blumenau.

Fonte: Lugares Inequecíveis

Recorde em litros de chopp

chopp-oktoberfest-blumenau

Em 1990 a Oktoberfest de Blumenau, a festa mais alemã das Américas, bateu o recorde de consumo de chopp em toda a história da festa. Foram vendidos mais de 774 mil litros de chopp para um público superior a 959 mil pessoas. Em 2014 foram 573.361 litros de chopp consumidos (1,25 litro/visitante).

Fonte: Oktoberfest Blumenau

Uma reserva natural muito maior do que você imaginava

parque-das-nascentes-blumenau

Foto: Julye Marley

O Parque Nacional da Serra do Itajaí, que abrange o Parque das Nascentes, representa a melhor mancha de Mata Atlântica do estado de Santa CatarinaSeu território está distribuído entre os municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. São nada menos que 57 mil hectares de Florestas (Mata Atlântica), que ocupam aproximadamente 0,59% do estado de Santa Catarina! 

De acordo com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), o Parque abriga mais de 500 espécies de árvores e arbustos e 350 espécies de aves e mamíferos, algumas delas ameaçadas de extinção, que necessitam de proteção contra exploradores e caçadores.

Fonte: Instituto Chico Mendes de Convervação da Biodiversidade e Comitê do Itajaí

Bilheteria fechada

oktoberfest-blumenau

Foto: Jaime Batista da Silva

A edição de 2013 da Oktoberfest comemorou os 30 anos da festa e teve uma peculiaridade: pela primeira vez, as bilheterias da Vila Germânica foram fechadas devido à limitação máxima de 37.704 pessoas ao mesmo tempo no Parque. Saiba mais estatísticas da edição de 2014 aqui.

Sabe mais detalhes sobre Blumenau que não estão na lista? Envie pra gente incluir aqui! É só enviar uma mensagem inbox em nossa página no Facebook ou um e-mail para marketing@guiafacil.com. Até a próxima! :)