Itapema – Um dos municípios que mais cresceu nos últimos anos

Colonizada por descendentes de açorianos em meados do século XVIII, Itapema ainda mantém tradições dos seus colonizadores nas vilas de pescadores. É impossível não relacionar a cidade como símbolo de desenvolvimento planejado.

Mirante do Encanto - Itapema

Foto: B. G. Carvalho

O município que, de acordo com o Jornal Santa Catarina, fica no topo com a melhor infraestrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina, impressiona com a qualidade e quantidade de edifícios de altura limitada por lei, garantindo o sol durante toda a tarde nas praias. Itapema conta com diversas paisagens dignas de cartões-postais e selecionamos somente algumas das diversas atrações encontradas em mais de 7km de extensão de orla marítima.

Praias

meia-praia-itapema-litoral-catarinense-santa-catarina-sc

Praia de Itapema – Localizada no centro, entre Meia Praia e a Praia de Ilhota. Com mar calmo e água limpa, oferece espaço com hotéis, restaurantes e bares.

Meia Praia – Maior, mais conhecida e frequentada pelos turistas. Comércio bem diverso, bares sempre cheios e rede imobiliária muito organizada.

Praia do Costão ou Canto da Praia – Indicado para quem curte sossego. O clima é calmo e atrai turistas pelos passeios de barco, frutos do mar na beira da praia, caminhadas sobre as rochas do costão ou apreciar a paisagem.

Praia do Cabeço ou Grossa – Cercada pela natureza das encostas, é uma praia excelente para surfar, pois o mar é bem selvagem.

Praia de Ilhota – Próxima à BR-101, com água cristalina e corrente forte vinda de mar aberto.

Rios e Cachoeiras

Sertão do Trombudo

Sertão do Trombudo – Foto: Philippe Debled

Dentre os muitos atrativos naturais que a cidade oferece, podemos encontrar várias cachoeiras para se refrescar ou apreciar no quente verão do litoral catarinense.

Cachoeira do Sertão – Localizada a cerca de 8 km do centro, possui águas claras e límpidas, que abastecem o município de Itapema, Porto Belo, Bombas e Bombinhas. Possui um riacho raso com pedras, cercado de árvores exóticas da Mata Atlântica.

Cachoeira do São Paulinho – A mais freqüentada de todas. Situada a aproximadamente 3 km do centro, é ideal para passeios ecológicos, com trilhas em meio a Mata Atlântica.

Rio Itapema – Localizada na subida do morro do Areal a cerca de 10 km do centro, é uma área de preservação ambiental. As águas límpidas abastecem o centro de Itapema.

Ecoturismo

Mirante do Encanto

Mirante do Encanto. Foto: Tiago E. Pereira

Itapema proporciona roteiros imprescindíveis para turismo ecológico, como caminhadas, escaladas e outras atividades de preservação do meio ambiente. Se você gosta de apreciar a paisagem e a vista da cidade, aqui vão algumas dicas:

Morro da Gurita – O morro tem 200 m de altura e várias trilhas para caminhadas, além de uma vista inigualável. Para quem gosta de caminhar, indicamos também o Morro do Trombudo, coberto por vegetação da Mata Atlântica, e o Morro do Encano, com enormes pedras caracterizando o local.

Mirante do Encanto – Um elevador e uma escada de 160 degraus levam você ao alto dos 156 m de altura do Morro do Cabeço, em uma estrutura de 338 m² de área construída, divididos em 4 níveis de utilização. Além de oferecer uma vista panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico, o mirante também traz banheiros adaptados, praça urbanizada e playground. O mirante possui acesso pela Rua 109, no canto da Praia de Itapema e o horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Ultraleves – Itapema ganhou o título de “Cidade dos Ultraleves” por ser a cidade com maior número de horas de voo do estado. Para comemorar este título, realiza-se anualmente o Encontro de Ultraleves, que atrai milhares de turistas e residentes encantados com o espetáculo. Que tal se aventurar em um passeio radical?

Não importa se você está apenas de passagem ou frequenta as praias tradicionalmente, Itapema é símbolo de sossego, beleza e atrativos naturais. Não deixe de conferir estes e muitos outros pontos turísticos de Itapema. T

Tem alguma sugestão de atração que não está na lista? Envie-nos pelos comentários! ;)